FEAQUARN 2015

Na segunda edição, a proposta da feira foi ampliada. O número de Aquários e peixes ficou muito maior. As estruturas do Laboratório de Aquicultura Ornamental da UFRN foram todas montadas com a ideia de serem móveis, assim seria possível utilização em eventos.

Mais uma vez, toda montagem foi realizada por professores, alunos, estagiários e produtores e lojistas da CARDUME POTIGUAR. O evento aconteceu no mesmo local, no Shopping Via Direta, um local gratuito cedido gentilmente pela administração do local.

Nesta edição, a presença de vários aquaristas do RN abrilhantaram mais o evento. Diferentes espécies e tipos de aquários também foram expostos. Os lojistas conseguiram levar mais aquários e o evento deste ano atraiu muito mais público. Estimamos a presença de pelo menos 10.000 pessoas.


 

A programação contou ainda com um circuito de palestras ministradas por produtores e aquaristas de todo Brasil. Foi locado um espaço neste shopping e neste auditório, vários alunos dos Cursos Técnico em Aquicultura e da Zootecnia participaram apresentando seus trabalhos sobre o cultivo de espécies ornamentais. Aquaristas do RN apresentaram as diferentes tecnologias existentes hoje.

Na programação tivemos ainda palestras de vários envolvidos na cadeira produtiva de ornamentais e ao final tivemos ainda uma roda de discussão sobre o desenvolvimento da atividade. Estiveram presentes associações de todo Brasil, entidades e órgãos envolvidos no setor.

Foi um evento destinado a um público eclético, desde curiosos, a aquaristas e produtores experientes.

Uma estrutura bem maior do que a do ano anterior, não poderia ser realizada apenas em dois dias, portanto desta edição a FEAQUARN aconteceu de 19 a 24 de outubro de 2015.

Mais uma vez, a FEAQUARN foi associada à CIENTEC: Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN. Milhares de jovens participam anualmente apresentando trabalhos e divulgando cursos da Universidade, evento este que aconteceu no Campus central exatamente nos mesmos dias da FEAQUARN.

Semelhante ao ocorrido em 2014, na segunda edição também tivemos a NATAL EXPOBETTAS. Em sua terceira edição, mais produtores estiveram presentes. A premiação foi melhor, os troféus e medalhas ficaram mais bonitos e ainda, para o campeão (Best in Show) seria premiado com uma passagem de ida e volta para o Rio de Janeiro para participar no ENABETTAS (Encontro nacional de Bettas). Representantes da AQUORIO participaram do julgamento dos animais e a qualidade dos peixes presentes foi bem melhor que do ano de 2014.

A CCG estava mais uma vez participando e executando a XXIX Exposição Nacional de Guppies e a III Exposição Nacional de Swordtais. Tivemos ainda Exposição de killifishes. A qualidade dos peixes também foi bem melhor que do ano de 2014, e o circuido de palestras, fez o público do Rio Grande do Norte conhecer um pouco mais sobre a produção e manejo destas espécies.